Núcleo de Desenvolvimento de Aprendizagem
ANEXO II
Telefone: 3333 - 9100 / 3333 – 9157
I - DADOS PESSOAIS:
Nome: E .F .S .S.
Data de Nascimento: 28/07/1997
Filiação: Mãe: Maria
Pai: Vicente
Endereço: Quadra Conj. casa Fone:
Escola: Escola Classe 102 – Recanto das Emas
Fone-39013351
Estagiários (as): Jonilde
Supervisão: Regina Maria do Nascimento
II MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO:
De acordo com dados do encaminhamento do educando o mesmo apresenta
leitura pré-silábica, tem momento que esta longe da realidade o
mesmo também apresenta dificuldade visual.
De acordo com informações do encaminhado o educando tem suspeita
de dislexia.
Início do Atendimento: 20/02/2008 Término do Atendimento: 28/07/2008
III - INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Atividades pedagógicas:
· Produção de escrita;
· Leitura de textos;
· Desenvolvimento de raciocínio lógico matemático;
Atividades Expressivas:
· Recortes/colagem;
· Desenhos livros;
Atividades Lúdicas
· Jogos pedagógicos: Varetas, Tabu, Mímica
IV - SUMÁRIO DO CASO:
O aprendente nasceu com hipoglicemia e ficou internado após o nascimento
sendo encaminhado em seguida para estimulação precoce. O aluno mora com
os pais, uma irmã de 5 anos e uma prima de 18 anos considerada como irmã.
O relacionamento com a sua mãe, é bom, mas não se relaciona muito
bem com o pai (devido a incompatibilidade de horário) e tem pouca afinidade
com a irmã
De acordo com relatório da professora, a criança encontra-se em nível
pré-silábico, apresentando falta de acuidade visual demonstrando assim
muita dificuldade na leitura e na escrita.
No aspecto Sócio-Afetivo:
Em algumas atividades proposta onde o educando encontra um nível de
dificuldade grande ele se rotula como “burro”, demonstrando assim
um baixo nível de auto-estima.
É muito competitivo e sempre quer ganhar, quando percebe que pode
existir a probabilidade de perder o mesmo começar a burlar as regras
do jogo estipulado.
Em muitos momentos demonstra falta de paciência com a atividade
proposta e com a colega de atendimento, e principalmente quando requer
atenção dos dois para o desenvolvimento do trabalho proposto.
No aspecto Físico:
Desenvolve adequadamente a sua faixa etária.
Apresenta dificuldade visual
(grau elevado de hipermetropia e estrabismo),
referente a audição aparentemente é boa, assim como aspectos
psicomotor e mentais.
No aspecto Cognitivo:
Diante da observação no período de atendimento do educando
o mesmo apresenta boa memória e atenção nas atividades (desde
que o mesmo sinta interesse por estas atividades), sendo que
no momento da estruturaçãode texto o mesmo apresenta confusão
na estrutura começo meio e fim.
No Aspecto Pedagógico:
O educando apresenta dificuldade na leitura, na escrita
e no raciocínio lógico. Reconhece as letras e sabe fazer operações
matemáticas com unidade e dezenas de somar e diminuir a parte de
divisão e multiplicação o mesmo apresenta grande dificuldade de
desenvolvimento nesta ação. Apresenta trocas de letras e os textos
produzidos demonstram empobrecimento.
V - CONCLUSÃO – Hipótese Diagnóstica:
O mesmo apresenta muito dificuldade na leitura e escrita e
raciocínio lógico, existe uma suspeita do mesmo ter dislexia
e a baixa visão esta comprometendo odesenvolvimento do
educando no processo de ensino/aprendizagem.
VI - RECOMENDAÇÕES E INDICAÇÕES GERAIS:
- Ao aluno:
* Precisa continuar o atendimento;
* Praticar atividade extracurricular que envolva
trabalho em grupo como,
por exemplo, (judô, karatê, natação ou outro esporte);
* Ter horária estipulado para estudo diário
- A família:
* Esta participando do momento em que for estipulado
para os estudos;
* Promover momentos de interação com toda a família;
* Promover momentos de cultura envolvendo a aprendente
e o meio social;
* Estar encaminhado este educando para uma avaliação
neurológica;
- A escola:
* Desenvolver trabalhos pedagógicos em grupo sobre a
importância de ganhar e de perder;
* Promover situação na qual a aprendente posso
desenvolver papel de liderança;
* Promover atividade esportiva;
Observação relevante:
Sugiro que o educando no próximo semestre mude de turma,
para que o mesmo possa desenvolver melhor o
processo de ensino/aprendizagem em um novo ambiente.
Brasília - DF, 30 de junho de 2008.
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(Supervisora)
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