I - DADOS PESSOAIS:
Supervisão: Regina Maria do Nascimento
II MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO:
No aspecto Cognitivo:
Nome: E. F. S.S
Data de Nascimento: 28/07/1997
Filiação: Mãe: M. A. de S. S.
Filiação: Mãe: M. A. de S. S.
Pai: E. V. S.
Endereço: Quadra Conj. casa Fone:
Escola: Escola Classe 102
Recanto das Emas / DF. Fone-39013351
Estagiária: Jonilde Meireles Bezerra
Recanto das Emas / DF. Fone-39013351
Estagiária: Jonilde Meireles Bezerra
Supervisão: Regina Maria do Nascimento
II MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO:
De acordo com os dados do encaminhamento feito pela escola/professora, o educando apresenta leitura silábica-alfabética, apresenta momentos em que esta longe da realidade, apresentando agitação, dificuldades de concentração, de leitura e escrita
Início do Atendimento:28/07/2008
Término do Atendimento:20/10/2008
Término do Atendimento:20/10/2008
III - INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
Atividades pedagógicas:
- Produção de escrita;
- Leitura de textos;
- Desenvolvimento de raciocínio lógico matemático;
Atividades Expressivas:
- Recortes/colagem;
· Desenhos, livros;
Atividades Lúdicas
· Jogos pedagógicos: Varetas, Xadrez, Palavras Cruzadas, Jogo de Memória e Encaixe, Dos Sete Erros, Boliche Numérico, Caça Palavras.
IV - SUMÁRIO DO CASO:
O aprendente nasceu com hipoglicemia e ficou internado após o nascimento sendo encaminhado em seguida para estimulação precoce. O aluno mora com os pais, uma irmã de 5 anos e uma prima de 18 anos considerada como irmã. O relacionamento com a sua mãe, é bom, mas não se relaciona muito bem com o pai (devido a incompatibilidade de horário).
De acordo com relatório da professora, a criança encontra-se em nível silábico-alfabético, apresentando pouca acuidade visual, demonstrando grande dificuldade na leitura e na escrita.
No aspecto Sócio-Afetivo:
Em algumas atividades proposta onde o educando encontra um nível de dificuldade grande ele se rotula como “burro”, demonstrando assim um baixo nível de auto-estima.
É muito competitivo e sempre quer ganhar, quando percebe que pode existir a probabilidade de perder o mesmo começar a burlar as regras do jogo estipulado.
Em muitos momentos demonstra falta de paciência com a atividade proposta e com a colega de atendimento, e principalmente quando requer atenção dos dois para o desenvolvimento do trabalho proposto.
No aspecto Físico:
Desenvolve adequadamente a sua faixa etária.
Apresenta dificuldade visual (grau elevado de hipermetropia e estrabismo), referente a audição aparentemente é boa, assim como aspectos psicomotor e mentais.
No aspecto Cognitivo:
Diante da observação no período de atendimento do educando o mesmo apresenta boa memória e atenção nas atividades (desde que o mesmo sinta interesse por estas atividades), sendo que no momento da estruturação de texto o mesmo apresenta confusão na estrutura começo meio e fim.
No Aspecto Pedagógico:
O educando apresenta dificuldade na leitura, na escrita e no raciocínio lógico.
Reconhece as letras e sabe fazer operações matemáticas com unidade e dezenas de somar e diminuir a parte de divisão e multiplicação o mesmo apresenta grande dificuldade de desenvolvimento nesta ação.
Apresenta trocas de letras e o textos produzidos demonstram empobrecimento.
V - CONCLUSÃO – Hipótese Diagnóstica:
O mesmo apresenta muito dificuldade na leitura e escrita, existe uma suspeita do mesmo ter dislexia e a baixa visão esta comprometendo o desenvolvimento do educando no processo de ensino/aprendizagem.
VI - RECOMENDAÇÕES E INDICAÇÕES GERAIS:
- Ao aluno:
v Precisa continuar o atendimento psicopedagógico;
v Praticar atividade extracurricular que envolva regras e coletividade;
v Ter horário e local adequado para estudo diário
- A família:
v Estar participando do momento estipulado para os estudos;
v Promover momentos de interação e integração com toda a família;
v Envolver o educando em momentos de cultura e laser;
v Estar encaminhando este educando para uma avaliação neurológica bem como a um médico otorrinolaringologista.
- A escola:
v Desenvolver trabalhos pedagógicos em grupo sobre a importância de ganhar e de perder;
v Promover situação na qual a aprendente posso desenvolver papel de liderança;
v Promover atividade esportiva;
v Encaminha-lo para o Atendimento Especializado em Sala de Recursos;
v Ser acompanhado por um psicopedagogo
Observação relevante:
Sugiro que o educando no próximo semestre letivo mude de professora, para que o mesmo possa desenvolver melhor o processo de ensino/aprendizagem em ambiente metodológico diferente, inovador, longe da mono docência.
Brasília - DF, 20 de Outubro de 2008.
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Regina Maria do Nascimento
(Supervisora)
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