Escolas Tributárias:
· Escola Classe 316 Sul;
· Escola Classe 416 Sul;
· Escola Classe 413 Sul;
· CEF Polivalente;
· CEF 214 Sul;
· CEM Setor Leste.
7- Indicadores de Desempenho
Acreditamos numa Educação em Tempo Integral , em parceria com as Escolas Tributárias de Ensino Regular, oferecendo Oficinas de Educação Artística e Atividades Desportivas que proporcionem aos alunos conhecimentos que lhe permitam capacitação, aperfeiçoamento e atualização para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, que lhe proponha conhecer-se como indivíduo com dons próprios e pessoais, possibilitando sua identificação nas mais diversas áreas vocacionais.
Em nosso contexto escolar, avaliamos aprendizagens significativas, desenvolvimento de habilidades e domínio de competências, quando certos fatores são envolvidos, entre eles:
7.1- A percepção do estudante sobre a relação entre o que está aprendendo e seus próprios objetivos e interesses;
7.2- A possibilidade de o estudante se colocar em confronto experimental direto com problemas práticos e com pesquisas de campo;
7.3- A participação ativa e responsável do próprio estudante em seu processo de aprendizagem, a partir de discussões e debates sobre o que, como e porque está aprendendo;
7.4- O envolvimento intelectual, emocional e físico do estudante com o objetivo do conhecimento, em interação com o contexto sócio-histórico-cultural;
7.5- Ser agente participativo e transformador, colocando-se a serviço da preservação e da restauração da natureza na busca de uma qualidade melhor da vida na sociedade.
Nosso ato educativo baseia-se numa relação respeitosa de troca, visando à recuperação dos valores fundamentais do ser humano, à flexibilidade nas condutas e experiências vividas, dando ênfase à convivência social, às decisões coletivas e à aprendizagem significativa e contextualizada, tendo “Oficinas” inseridas em nossa Prática Pedagógica como um meio e não como um fim nelas próprias.
Os Indicadores Educacionais servem de instrumento para diagnosticar a real situação da Educação. É de primazia o envolvimento de toda nossa comunidade escolar para uma análise crítica deste diagnóstico. Necessário de faz um envolvimento na adequação destes indicadores à nossa realidade, numa mobilização pela qualidade na escola.
É importante que, a comunidade escolar como um todo, conheça seus pontos críticos para trabalhar sua gestão, de forma mais eficaz, visando a melhoria em nossa qualidade de ensino, atendendo às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094/97), quando estabelece como foco, a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir, combatendo assim a repetência e a evasão escolar, ampliando as possibilidades da escola, para além da jornada regular, objetivo primeiro de nosso Estabelecimento de Ensino.
8- Acompanhamento do Aluno.
Buscamos uma excelência em nosso fazer diário, acompanhando cada aluno individualmente, mediante registro de frequência e de seu desempenho nos Diários de Classe de cada Componente Curricular.
9- Metas
Temos como meta a inserção de nossos alunos no mundo moderno, observando os múltiplos papéis a serem desenvolvidos em sociedade, cumprindo assim nossa tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber no mundo em constante transformação, contribuindo para o pleno desenvolvimento da pessoa, preparando-a para vivenciar a cidadania, qualificando para o mercado de trabalho, como definem a Constituição Federal e a LDB.
Ousamos contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de ler o mundo e atuar sobre ele, de aprender constantemente, de adaptar–se à evolução do mundo atual, em processo contínuo de formação.Destacamos como lema o “Aprender a fazer, fazendo!”
10- Valores
Os valores repassados pela EASP, representam o aperfeiçoamento do discurso e da prática pedagógica. Por ser um Projeto Pioneiro de Escola de Educação Integral, baseamo-nos num processo de aprendizagem que resgate nosso aluno como uma pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, sua expressão, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade; valores que o posicionam em suas referências de mundo e, trabalhando de forma coletiva e interdisciplinar, os capacitam a explorar, simultaneamente, todas as linguagens a fim de disponibilizar uma aprendizagem significativa de habilidades focadas na vivência do aluno, em situações concretas, levando-os ao domínio de competências aplicadas ao seu bem viver.
Acreditamos que cabe a toda sociedade civil participar do processo de educação, em seu sentido mais amplo, para que este deixe de ser um mero instrumento descontextualizado da realidade e a nós, o desafio de qualificar a demanda para além de asseguramos o ingresso e permanência de todos na escola, em tempo integral estejamos atuando como mola propulsora do indivíduo na busca de sua felicidade.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.[1]
Vale a pena lembrar o Estatuto da Criança e do Adolescente quando cita em sua redação:
“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que se trata esta lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.” [2]
Ou ainda,
“A educação abrange os processo formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” [3]
11-Visão de Futuro
A Escola Ação Social do Planalto através de sua Proposta Pedagógica cria novas perspectivas para melhor desempenha nosso Projeto de Educação Integral, com uma visão integradora e inclusiva, buscando iguais condições de nossos alunos, resgatando sua dignidade, auxiliando-os a resolver situações - problemas nas mais diversas áreas do saber, possibilitando assim, a interação com eles mesmos, com seus pares e educadores em consonância com o momento histórico, as transformações e avanços tecnológicos, sociais e culturais; numa procura sistemática e conjunta na construção do conhecimento e de suas cidadanias.
Nossa escola surge nesse contexto, repensando suas metas, refletindo sobre sua atuação e garantindo a todos, condições de viver plenamente a cidadania. Temos consciência de nossa responsabilidade em propiciar a todos nossos alunos o sucesso escolar no prazo legalmente estabelecido, atuando em regime de colaboração com nossa comunidade escolar envolvida nesse processo, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica, como estabelece o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação - Decreto nº 6094, de 24/04/2007.
12- Missão
A educação é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda existência do ser humano e se concretiza mediante as relações estabelecidas entre as pessoas e entre elas e as demais manifestações do mundo natural, físico, social, tecnológico e espiritual, no decorrer dos tempos.
Buscamos a construção de nossa Proposta Pedagógica com a participação efetiva de todos nossos segmentos escolares, possibilitando uma interação em consonância com o momento histórico, as transformações e avanços tecnológicos, sociais e culturais, numa procura sistemática e conjunta na construção do conhecimento e da cidadania, visando ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da Escola para além da jornada regular, ajudando assim no combate a evasão escolar e da superação individual de nossos alunos, conforme reza o Decreto nº 6094, de 24/04/2007, no capítulo I, artigo 2º, incisos IV, V e VII.
13- Objetivos Institucionais
13.1 - Propiciar educação em tempo integral, complementando o contra-turno do aluno com práticas de oficinas pedagógicas;
13.2 - Atender alunos regularmente matriculados nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Pública do Distrito Federal;
13.3 - Garantir a inclusão a todos nossos alunos, independente de serem ou não portadores de deficiências físicas e/ou mentais leves e superdotados;
13.4 - Buscar a inclusão de alunos evadidos do ensino convencional por estarem defasados em série-idade.(EJA);
13.5 - Coordenar a interdisciplinaridade da condução do processo de construção do conhecimento;
13.6 - Direcionar e fortalecer a organização pedagógica em nosso Estabelecimento de Ensino;
13.7 - Oportunizar a capacitação continuada aos profissionais da escola por meio da divulgação de cursos oferecidos pela EAPE;
13.8 - Propiciar aos nossos alunos atividades cívicas e culturais;
13.9 – Desenvolver habilidades e competências de forma a disponibilizar, na estrutura cognitiva de nossos aluno, um agir eficiente em situações complexas da vida pessoal;
13.10- Trabalhar valores e atividades no currículo escolar, intervindo de forma eficiente na formação integral de nosso educando, formando-o capaz de criar uma qualidade melhor de vida na família e na sociedade.
14 – Atividades
Trabalhar valores e atividades no currículo escolar, significa intervir de forma permanente na formação integral do educando, tornando-o capaz de:
14.1 – Ser agente participativo e transformador, colocando-se a serviço da preservação e da restauração da natureza na busca de uma qualidade melhor de vida na família e na sociedade;
14.2 – Saber selecionar criticamente informações recebidas pelos diferentes meios de comunicação;
14.3 – Valorizar a autonomia pessoal, a justiça, a liberdade, a realização de experiências e a busca de informações para uma melhor convivência;
14.4 – Garantir o ato educativo baseado numa relação de troca visando à recuperação dos valores fundamentais do ser humano, à flexibilidade nas condutas e experiências vividas, dando ênfase à convivência social, às decisões coletivas e à aprendizagem significativa.
III – Organização Curricular
1 – Princípios:
1.1 – Reflexão e avaliação permanente de nosso “Fazer Pedagógico”;
1.2 – Diálogo contínuo com o educando, através das “Oficinas Pedagógicas”, onde são avaliadas métodos, anseios e expectativas em prol de nossos objetivos;
13 – Avaliação de nossa prática pedagógica em interação com o educando e as expectativas de todos os segmentos de nossa comunidade escolar;
14 – Sintonia entre os objetivos de ensino, competências, habilidades, atividades e valores requeridos em nossos procedimentos didáticos;
15 – Planejamento a partir de temas de interesse dos alunos e de nossa comunidade escolar (Atividades Integradas);
16 – Despertar da cidadania, requerendo valores fundamentais do ser humano, contribuindo para a elevação de sua auto-estima;
17 – Flexibilidade nas experiências vividas, conhecendo as diversas realidades de nossos alunos, respeitando as diferenças e diversidades culturais com ênfase numa boa convivência grupal;
18 – Respeito às decisões coletivas através de atividades integradas na construção de um “Projeto de Vida” refletido em nossas oficinas.
2 – Oficinas
2.1 Com propostas Artísticas e Sociais:
a) Informática – Fase I
b) Informática – Fase II
c) Arte e Pintura
d) Artesanato e Reciclagem
e) Música - Violão
f) Teatro
g) Moda e Customização
h) Educação Ambiental
i) Horta
g) Fotografia/Criarte
h) Ritmos e Criatividade
2.2 Com Propostas Esportivas
a) Natação
b) Futebol
c) Capoeira e jogos
O Planejamento de cada uma destas oficinas segue anexo
Responsável pela informações:
___________________________________
Vanise Perciani Réga
Diretora da EASP
[1] Constituição Federal capítulo III artigo 205
[2] ECA – artigo 3º
[3] Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário