Deficiência Física
Carolina R. Schirmer
Nádia Browning
Rita Bersch
Rosângela Machado
Presidência da República
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
Secretaria de Educação a Distância
Formação Continuada a Distância
de Professores para o
Atendimento Educacional Especializado
de Professores para o
Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Física
SEESP / SEED / MEC
Brasília/DF – 2007
Ficha Técnica
Secretaria de Educação a Distância
Departamento de Políticas de Educação a Distância
Coordenação Geral de Avaliação e Normas em Educação a
Distância
Distância
Coordenação Geral de Articulação Institucional em
Educação a Distância
Educação a Distância
Secretaria de Educação Especial
Departamento de Políticas de Educação Especial
Coordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão
Coordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de
Professores dos Municípios-Polo do Programa
“Educação Inclusiva; direito à diversidade” em
Atendimento Educacional Especializado
Professores dos Municípios-Polo do Programa
“Educação Inclusiva; direito à diversidade” em
Atendimento Educacional Especializado
Cristina Abranches Mota Batista
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira de Figueiredo
Autores deste livro: Atendimento Educacional
Especializado em Deficiência Física
Especializado em Deficiência Física
Carolina R. Schirmer
Nádia Browning
Rita de Cássia Reckziegel Bersch
Rosângela Machado
Créditos Imagens
Fotografias de alunos: CEDI – Centro Especializado em
Desenvolvimento Infantil, Porto Alegre, RS (www.cedionline.com.br).
Desenvolvimento Infantil, Porto Alegre, RS (www.cedionline.com.br).
Fotografias de produtos com os respectivos sites citados no corpo
deste trabalho.
deste trabalho.
Recursos de Tecnologia Assistiva confeccionados por Rita Bersch,
Renata Cristina da Silva, Carolina R. Schirmer e Miryam Pelosi.
Renata Cristina da Silva, Carolina R. Schirmer e Miryam Pelosi.
Projeto Gráfico
Revisão
Adriana A. L. Scrok
Ilustrações
Ester Costa Quevedo
Alunos da APAE de Contagem - Minas Gerais
Alef Aguiar Mendes (12 anos)
Felipe Dutra dos Santos (14 anos)
Marcela Cardoso Ferreira (13 anos)
Rafael Felipe de Almeida (13 anos)
Rafael Francisco de Carvalho (12 anos)
FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA
BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP
D361 Deficiência Física / Carolina R. Schirmer... [et al.]. - São Paulo :
MEC/SEESP, 2007.
MEC/SEESP, 2007.
130p. - (Atendimento educacional especializado)
“Formação continuada a distância de professores para o
atendimento educacional especializado”
atendimento educacional especializado”
ISBN: 978-85-60331-17-8 (obra completa)
ISBN: 978-85-60331-23-9 (volume)
1. Deficientes físicos - Educação. 2. Inclusão em educação.
3. Educação inclusiva. I. Schirmer, Carolina R. II. Título.
CDD - 371.91 / 371.9
Índices para Catálogo Sistemático
1. Deficientes físicos - Educação...371.91 | 2. Inclusão em educação...371.9 | 3. Educação Inclusiva...371.9
PREFÁCIO
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes
e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com
deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes
e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com
deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância
promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado,
realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de
formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado,
realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de
formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional
Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns
e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns
e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
O curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física,
sensorial e mental, está estruturado para:
sensorial e mental, está estruturado para:
- trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para
a inclusão dos alunos;
a inclusão dos alunos;
- introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas
práticas de Atendimento Educacional Especializado;
práticas de Atendimento Educacional Especializado;
- desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer
mudanças no Atendimento Educacional Especializado.
mudanças no Atendimento Educacional Especializado.
Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os professores do Atendimento
Educacional Especializado que atuam nas escolas públicas e garante o apoio aos 144 municípios-pólo
para a implementação da educação inclusiva.
Educacional Especializado que atuam nas escolas públicas e garante o apoio aos 144 municípios-pólo
para a implementação da educação inclusiva.
Secretaria de Educação Especial
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