Nevar

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Núcleo Bandeirante, Brasília/DF, Brazil
Sincera, clara, objetiva, odeio falsidades, ansiosa, discreta, cristã, filha, irmã, neta, prima, aluna, cunhada, esposa, mãe,sobrinha, tia, sogra, avó, professora, terapeuta, psicopedagoga, conselheira, amiga e apaixonada.

Mulher de verdade!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Turma da Mônica

Este projeto estará em construção durante todo o ano letivo e poderá ser modificado sempre que
acharmos necessário para o melhor desenvolvimento dos alunos e para que ocorra uma
 ampla relação com os conteúdos trabalhados.

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES
Quem é o autor? O que é autor?
→Quem são os personagens e como são?
→Quais personagens serão trabalhados?
→Que temas poderemos trabalhar a partir de cada personagem?
→ Podemos trabalhar a expressão dos sentimentos? Zanga (Mônica); Medo (Cascão); Alegria (Cebolinha);
 Dor (Magali - por exemplo, dor de barriga);
→ Podemos estimular o imaginário, diante de personagens existentes?
→ Há possibilidade das crianças criarem suas próprias histórias?
→ Podemos desenvolver o sentimento de turma do CEEDV (amigos da escola) a partir da turma
da Mônica? - O que caracteriza uma turma? Citar outros como Turma do Didi, Turma do Chaves etc.
Os eixos serão trabalhados em todos os subprojetos, mas em alguns, haverá uma ênfase em determinados
 tópicos, a saber:

FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL
· IDENTIDADE E AUTONOMIA (subprojeto Mônica)
CONHECIMENTO DE MUNDO
· MOVIMENTO (subprojeto Cascão)
· ARTES VISUAIS (subprojeto Franjinha)
· MÚSICA (subprojeto Cebolinha)
· LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (Todos)
· NATUREZA E SOCIEDADE (subprojeto Magali, Chico Bento, Dorinha e Luca)
   CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO (Todos)
Cronograma de Atividades:
Total: 26 dias letivos
Abertura:

Apresentação do DVD na rodinha onde a Mônica fala de si. Depois a boneca e o Sansão são
 passados para que os alunos os conheçam.
Objetivo:

 Incluir a Mônica no primeiro eixo da proposta pedagógica: Identidade e Autonomia.
Abordagem:

Como ela é, as coisas que gosta, brinquedo preferido, as coisas que não gosta, os amigos
(conceito de turma).
Conteúdos:

 Conhecimento e valorização do próprio corpo e dos sentidos e identificação de
características pessoais, como: nome, idade, aniversário, gênero, local de residência, preferências e
núcleo familiar. Data comemorativa: Páscoa.

Estratégias:
→ Apresentação da Mônica através de DVD, voz feita pela professora e uma boneca da personagem que
irá interagir com as crianças;
→ Questionário para os pais preencherem com os filhos sobre suas características;
→ Apresentação dos alunos através de uma pequena entrevista;
→ Fazer os moldes do corpo do aluno em papel pardo;
→ Confecção de um boneco do tamanho do aluno para caracterização;
Atividades:
Entrevista alunos feita na rodinha; início do desenho do molde de cada boneco;
 Entrevista com alunos feita na rodinha; continuação do desenho do molde de cada boneco;
Entrevista com os alunos feita na rodinha e continuação do desenho do molde de cada boneco;
Rodinha com novidades do fim de semana e continuação do desenho do molde de cada boneco;
Entrevista com os alunos,  identificação feita na rodinha e continuação do desenho do molde de cada boneco;
 Entrevista com os alunos feita na rodinha e continuação do desenho do molde do cada boneco;
Entrevista e auto-massagem trabalhando imagem e esquema corporal.
Entrevista com os alunos, brincadeiras corporais utilizando balões e tiras de papel crepom e na areia.
Rodinha com fim de semana. Trabalhar a parte do corpo: cabeça e funções.
Início do trabalho com sentidos
Audição.

Exploração dos ruídos de ambientes internos e externos.
Apresentar um CD com ruídos e sons de animais para serem identificados pelas crianças. Pedir que os alunos
 recantem uma música, observando a percepção que eles têm das palavras.
Apresentação do som de alguns instrumentos pela Mônica, depois exploração tátil/auditiva dos mesmos pelos alunos.
Atividades motoras

seguindo pistas auditivas
A Mônica vai chamar para brincar trabalhando ritmo, velocidade e intensidade do som. Com o corpo
e tambores e/ou chocalhos.
Confecção de um chocalho

para cada aluno.
Rodinha com novidades do fim de semana. Três salas serão aromatizadas com um odor específico
a ser identificado pelas crianças (Bomba de fedor, pipoca e um aromatizador de ambientes).
Experimentação na rodinha de três alimentos,

 associando o cheiro ao sabor: chocolate em pó, limão e queijo
parmesão ralado. Achar em uma caixa de objetos, aqueles que representem alimentos (miniaturas). Mandar
bilhete pedindo um objeto com cheiro da criança.

Exploração dos cheiros significativos

 para os alunos. Cada um deverá reconhecer, pelo cheiro, o objeto que
 trouxe de casa.
Exploração de odores

 do cotidiano: massinha, sabonete, creme dental, perfume e esmalte.
 Exploração do cheiro e sabor

da pipoca, trabalhando doce e salgado. Colagem com milho de pipoca.
Rodinha com novidades do fim de semana. Brincadeiras no parque.
Contar uma historinha sobre o índio, apresentar instrumentos indígenas para as crianças explorarem
 e experimentação de alimentos da cultura indígena.
Rodinha com uma conversa informal sobre a páscoa, piquenique no gramado, com alimentos da
preferência de cada aluno, com amigolate e apresentação da música do coelho.
Rodinha com novidades do fim de semana. Brincadeiras no parque, trabalhando a textura da areia.
 Colagem com areia em sala.
Manipular e provar alimentos

 com texturas variadas: rapadura, gelatina, marchmellow,
biscoito waffer, amendoim e macarrão cru. Colagem com macarrão.
Rodinha ao ar livre e experimentação tátil

das texturas dos elementos da natureza. Recolher folhas para
 uma colagem em sala.
Apresentação na rodinha dos bonecos de cada aluno, sem adereços.
Colagem no boneco das partes do rosto.
 Término do boneco de cada criança, cada um veste e calça o seu boneco.
Conclusão

O fechamento do projeto será feito com a entrega dos bonecos confeccionados para cada aluno, como a
representação de seu próprio corpo. O mesmo vai ser produzido pelas mães e professoras, com a
colaboração dos alunos durante os dias destinados para este primeiro subprojeto.


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