Este projeto estará em construção durante todo o ano letivo e poderá ser modificado sempre que acharmos necessário para o melhor desenvolvimento dos alunos e para que ocorra uma ampla relação com os conteúdos trabalhados. LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES →Quem é o autor? O que é autor? →Quem são os personagens e como são? →Quais personagens serão trabalhados? →Que temas poderemos trabalhar a partir de cada personagem? → Podemos trabalhar a expressão dos sentimentos? Zanga (Mônica); Medo (Cascão); Alegria (Cebolinha); Dor (Magali - por exemplo, dor de barriga); → Podemos estimular o imaginário, diante de personagens existentes? → Há possibilidade das crianças criarem suas próprias histórias? → Podemos desenvolver o sentimento de turma do CEEDV (amigos da escola) a partir da turma da Mônica? - O que caracteriza uma turma? Citar outros como Turma do Didi, Turma do Chaves etc. Os eixos serão trabalhados em todos os subprojetos, mas em alguns, haverá uma ênfase em determinados tópicos, a saber: FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL · IDENTIDADE E AUTONOMIA (subprojeto Mônica) CONHECIMENTO DE MUNDO · MOVIMENTO (subprojeto Cascão) · ARTES VISUAIS (subprojeto Franjinha) · MÚSICA (subprojeto Cebolinha) · LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (Todos) · NATUREZA E SOCIEDADE (subprojeto Magali, Chico Bento, Dorinha e Luca) · CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO (Todos) Cronograma de Atividades: Total: 26 dias letivos Abertura: Apresentação do DVD na rodinha onde a Mônica fala de si. Depois a boneca e o Sansão são passados para que os alunos os conheçam. Objetivo: Incluir a Mônica no primeiro eixo da proposta pedagógica: Identidade e Autonomia. Abordagem: Como ela é, as coisas que gosta, brinquedo preferido, as coisas que não gosta, os amigos (conceito de turma). Conteúdos: Conhecimento e valorização do próprio corpo e dos sentidos e identificação de características pessoais, como: nome, idade, aniversário, gênero, local de residência, preferências e núcleo familiar. Data comemorativa: Páscoa. Estratégias: → Apresentação da Mônica através de DVD, voz feita pela professora e uma boneca da personagem que irá interagir com as crianças; → Questionário para os pais preencherem com os filhos sobre suas características; → Apresentação dos alunos através de uma pequena entrevista; → Fazer os moldes do corpo do aluno em papel pardo; → Confecção de um boneco do tamanho do aluno para caracterização; Atividades: 23/03– Entrevista alunos feita na rodinha; início do desenho do molde de cada boneco; 24/03– Entrevista com alunos feita na rodinha; continuação do desenho do molde de cada boneco; 25/03– Entrevista com os alunos feita na rodinha e continuação do desenho do molde de cada boneco; 28/03– Rodinha com novidades do fim de semana e continuação do desenho do molde de cada boneco; 29/03– Entrevista com os alunos Luiz Eduardo e identificação feita na rodinha e continuação do desenho do molde de cada boneco; 30/03– Entrevista com os alunos feita na rodinha e continuação do desenho do molde do cada boneco; 31/03– Entrevista e auto massagem trabalhando imagem e esquema corporal. 01/04– Entrevista com os alunos, brincadeiras corporais utilizando balões e tiras de papel crepom e na areia. 04/04– Rodinha com fim de semana. Trabalhar a parte do corpo: cabeça e funções. 05/04– Início do trabalho com sentidos: Audição. Exploração dos ruídos de ambientes internos e externos. 06/04– Apresentar um CD com ruídos e sons de animais para serem identificados pelas crianças. Pedir que os alunos recantem uma música, observando a percepção que eles têm das palavras. 07/04– Apresentação do som de alguns instrumentos pela Mônica, depois exploração tátil/auditiva dos mesmos pelos alunos. Atividades motoras seguindo pistas auditivas. 08/04– A Mônica vai chamar para brincar trabalhando ritmo, velocidade e intensidade do som. Com o corpo e tambores e/ou chocalhos. Confecção de um chocalho para cada aluno. 11/04– Rodinha com novidades do fim de semana. Três salas serão aromatizadas com um odor específico a ser identificado pelas crianças (Bomba de fedor, pipoca e um aromatizador de ambientes). 12/04– Experimentação na rodinha de três alimentos, associando o cheiro ao sabor: chocolate em pó, limão e queijo parmesão ralado. Achar em uma caixa de objetos, aqueles que representem alimentos (miniaturas). Mandar bilhete pedindo um objeto com cheiro da criança. 13/04– Exploração dos cheiros significativos para os alunos. Cada um deverá reconhecer, pelo cheiro, o objeto que trouxe de casa. 14/04– Exploração de odores do cotidiano: massinha, sabonete, creme dental, perfume e esmalte. 15/04– Exploração do cheiro e sabor da pipoca, trabalhando doce e salgado. Colagem com milho de pipoca. 18/04– Rodinha com novidades do fim de semana. Brincadeiras no parque. 19/04–Contar uma historinha sobre o índio, apresentar instrumentos indígenas para as crianças explorarem e experimentação de alimentos da cultura indígena. 20/04– Rodinha com uma conversa informal sobre a páscoa, piquenique no gramado, com alimentos da preferência de cada aluno, com amigolate e apresentação da música do coelho. 25/04– Rodinha com novidades do fim de semana. Brincadeiras no parque, trabalhando a textura da areia. Colagem com areia em sala. 26/04– Manipular e provar alimentos com texturas variadas: rapadura, gelatina, marchmellow, biscoito waffer, amendoim e macarrão cru. Colagem com macarrão. 27/04– Rodinha ao ar livre e experimentação tátil das texturas dos elementos da natureza. Recolher folhas para uma colagem em sala. 28/04– Apresentação na rodinha dos bonecos de cada aluno, sem adereços. Colagem no boneco das partes do rosto. 29/04– Término do boneco de cada criança, cada um veste e calça o seu boneco. Conclusão O fechamento do projeto será feito com a entrega dos bonecos confeccionados para cada aluno, como a representação de seu próprio corpo. O mesmo vai ser produzido pelas mães e professoras, com a colaboração dos alunos durante os dias destinados para este primeiro subprojeto. | <><>
O blog é para quem convive ou trabalha com misturas e misturinhas do dia a dia, com AEE e a "DIFERENÇA" em todos os níveis da vida. Entendo que essas diferenças, erros, fracassos, acertos e vitórias, são minha história e de tantas outras pessoas diferentes. Sou apaixonada pelo meu trabalho e pela vida! Postem emoções que nos invadem sempre; tristes, alegres, intensas, reveladoras, poesias, cursos, pensamentos, informações, endereços eletrônicos, comentários e sugestões.
Nevar
http://img269.imageshack.us/img269/905/neve3.png
Quem sou eu????
- Jonilde
- Núcleo Bandeirante, Brasília/DF, Brazil
- Sincera, clara, objetiva, odeio falsidades, ansiosa, discreta, cristã, filha, irmã, neta, prima, aluna, cunhada, esposa, mãe,sobrinha, tia, sogra, avó, professora, terapeuta, psicopedagoga, conselheira, amiga e apaixonada.
Mulher de verdade!!!
sexta-feira, 29 de abril de 2011
nada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário