A EASP, é uma escola pública do GDF conveniada com a ONG – Ação Social do Planalto – EASP e se caracteriza como uma escola de Educação Integral por oferecer atividades sócio-educativas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas do DF no turno contrário ao do ensino regular. As atividades sócio-educativas são desenvolvidas em forma de oficinas nas áreas de: Artes, Educação Ambiental, Informática, Desporto , assim como, Reforço Escolar.
Neste ano (2011), iremos atender aos alunos das Escolas: EC 316 SUL, EC 214 Sul, EC 416 Sul, Polivalente e o CEF Setor Leste da seguinte forma; nas 3ª e 5ª estaremos atendendo a 2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio e nas 4ª e 6ª a 1ª fase do Ensino Fundamental.
Nossas oficinas são semestrais e o aluno com o responsável, poderá escolher duas oficinas por dia com duração de 01:40h cada, seguindo os seguintes horários:
No turno Matutino inicia às 08:00h e termina as 11:40h, o turno Vespertino inicia às 14:00h, findando às 17:40h, ambos com intervalo para o lanche de 20 minutos.
Disponibilizamos para todos os nossos alunos o almoço que é servido das 11:40h até às 13:40h. Durante o intervalo para o almoço o aluno poderá fazer atividades lúdicas e relaxantes acompanhadas por professores e pela direção.
Somos uma Escola Inclusiva que procura valorizar e respeitar as diferenças. Profissionais habilitados, atendem aos ANEE na Sala de Recursos e os acompanha nas atividades das oficinas, dando o apoio pedagógico e suporte necessário aos professores, pais, familiares, buscando uma maior integração entre toda a comunidade escolar.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Educação Integral é uma política pública que está presente como ideal na legislação educacional brasileira desde a CF de 88. É citada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para o decênio de 2001/2010 e na Lei Orgânica do DF. Em 2007, foi adotada pelo governo federal e atualmente está instituída em 47 cidades dos diversos Estados da Nação, atendendo por volta de 1,4 milhão de alunos. Entre os anos de 2008/2010 o GDF implantou 120 3scolas de Educação Integral.
A idéia é ampliar os tempos; a jornada escolar; os espaços, pelo diálogo com a comunidade local, regional, global e os currículos escolares com atividades sócio educativas, articuladas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Nestas atividades incluem-se práticas, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana fundamentando a relação do aluno com a comunidade.
Esta modalidade de ensino fundamenta-se na idéia de uma formação completa o mais possível para o ser humano e por isso busca promover o seu desenvolvimento continuado em suas múltiplas dimensões (corpo/mente/vida sócial), no sentido da construção da cidadania do sujeito autônomo, crítico e participativo.
A Educação Integral, enfim tem por objetivo combater as desigualdades sociais, promovendo a inclusão social através da educação. Neste sentido, somente será viável com a participação efetiva da comunidade escolar local e da sociedade civil de forma a assegurar o compromisso coletivo com a construção de um projeto de educação que estimule os direitos humanos e o exercício da democracia.
PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA EASP
A EASP sempre trabalhou com atividades complementares ao Ensino Regularem forma de oficinas e por isso tem a vocação natural de se instituir como Educação Integral no DF. Mas para que isto seja uma realidade, faz-se necessário que integre seus saberes ao currículo das escolas tributárias, assim como, que sua proposta seja construída juntamente com os interesses da comunidade escolar local e regional. Esta é nossa intenção para o ano de letivo de 2011 e é com este objetivo que formamos uma equipe interdisciplinar de professores interessados em planejar formas de intervenção nas escolas e na comunidade que viabilize a construção do nosso Projeto Político Pedagógico PPP.
A proposta de Educação Integral do MEC orienta as escolas a formularem projetos pedagógicos nascentes da interseção dos conhecimentos escolares com os comunitários e sugere macro campos de saberes que estimulam a interdisciplinaridade a partir da vocação de cada comunidade.
Nós da EASP, que já temos um trabalho voltado para a preservação do meio ambiente expresso em diversas oficinas como:
· Artesanato (profª Mariza),
· Educação para a Vida (profª Johanne),
· Horta (prof. Georlando),
· Arte em Madeira (prof. Luís Eustáquio),
· Criarte (profª Adriana),
· Customização e Fantoches (profª Genilda),
· Festa e Decoração (profª Maura),
· Fotografia (profª Adriana),
· Futsal (prof. Barreira),
· Ginástica Olímpica (profª Kátia),
· Jogos e Brincadeiras (profª Nádia),
· Informática e Cidadania/Web Site (profª.Luana),
· Jogos Teatrais (profªCristina Dolabella),
· Múltiplas Artes (profª. Mary Cristina),
· Ritmo e Criatividade (profª Cida),
· Software de Autoria/Criação de Multimídias (prof. Rubens),
· Sucata e Tecidos (profªHélia),
· Violão (profª Ana Paula),
· Sala de Recursos (profª Marly),
· Reforço de Português (profª Eliane),
· Reforço de Matemática (prof.Luís Eustáquio),
· Reforço de Química e Física (profª Kátia)
Para que nossos objetivos sejam alcançados é necessário a participação de todos e é por isso que convocamos toda a comunidade escolar a participar das atividades propostas além de constituir seus representantes legais nos vários segmentos escolar; Grêmio Estudantil, Caixa Escolar, Conselho Escolar e de outros que venham surgir das necessidades de um trabalho em conjunto e democrático.
Presidente da Ação Social do Planalto/ONG ASP
Natanry Osório
Equipe Diretora da Escola Ação Social do Planalto/EASP
Direção: Vanise Perciani
Vice Diretor: Valdir Silvério
Supervisor Pedagógico: Antônio Francisco
Coordenadoras: Mônica Neves
Jonilde Meireles
Secretária: Alédes Barros
Supervisor Administrativo: Raimundo Lima
Apoio á Secretaria: Nilza
Apoios: Mônica Campbell/Mira
Portaria: Lina
EASP 2011
Àrea Especial 616 L2 Sul/fone: 39017610
seedfeasp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário